quarta-feira, 16 de março de 2011

Tragédia mobiliza redes sociais

Facebook mostra evolução de comentários sobre a tragédia no Japão


Miriam Torres

O  assunto que mais circulou no Facebook, Twitter entre outras redes sociais, foi a tragédia ocorrida no Japão desde o dia 11 desse mês. Terremoto, Tsunami e explosões em usinas nucleares não são temas principais só dos canais de notícias, mas também tem tido grande repercussão e gerado diversos comentários nas comunidades virtuais.
O site de relacionamento Facebook  traçou um mapa com a evolução dos comentários sobre o terremoto e tsunami que atingiram o Japão na última sexta-feira. O mapa acompanha as primeiras horas que seguiram ao desastre e mostra como o assunto cresceu na rede social ao redor de todo o mundo.
O infográfico criado pelo Facebook, publicado na página oficial de ajuda em desastres globais, demonstra o crescimento no número de citações das palavras "Japão", "terremoto" e "tsunami" entre 6h37 e 20h45 de sexta-feira, 11 de Março.
No Twitter o assunto também tem sido constante, o piloto brasileiro João Paulo de Oliveira, 29 anos, que mora há sete anos em Tóquio, pois atua na Fórmula Nippon Suzuka, tem escrito em seu Twitter peculiaridades sobre um Japão arrasado pelo terremoto aos seus mais de 12,2 mil seguidores. Oliveira desembarcou  na última terça-feira em Singapura, no sudeste asiático. Decidiu deixar o Japão temporariamente por conta das incertezas sobre uma tragédia nuclear e um novo e forte terremoto, mas mesmo de lá não deixa de postar informações sobre o Japão no Twitter.
A evolução dos comentários nos sites de relacionamento mostra que as pessoas estão  realmente mobilizadas com o acontecimento, e usas essa ferramenta para prestar solidariedade. Não só familiares de vítimas e pessoas que tem parentescos e amigos no Japão, mas a humanidade em geral tem se compadecido pelo povo, que por mais preparados que sejam para esse tipo de acontecimento, foram tragicamente abalados pela natureza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário