sexta-feira, 25 de março de 2011

Ferro e Metal


Patricia Toni Firmino

Um mascote gigante, três guitarras orquestradas e muita gritaria afinada vão invadir os palcos brasileiros. Os ingleses da Iron Maiden, uma das maiores bandas de heavy metal do mundo, mostrará toda a potencia da turnê “Final frontier” nos dias 26, 27 e 30 de março e nos dias 1, 3 e 5 de abril, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belém, Recife e Curitiba. É a nona vez que este importante ícone do rock vem ao Brasil.
A estrutura do show é colossal. Locais menores que estádios ou parques abertos não comportariam ao menos Eddie, o boneco articulado, símbolo da banda, que pesa mais de 1 tonelada e abrilhanta todos seus shows. Os palcos precisam ser necessariamente grandes. Não só para suportarem o peso dos instrumentos e dos aparelhos técnicos, mas também para terem espaço suficiente para a energia do vocalista Bruce Dickinson, que faz dele sua pista de Cooper. Corre para todos os lados, explora todos os cantos e se agiganta a cada clássico tocado.
A “Dama de ferro” nasceu na década de 70, em Londres, através do baixista (e dono da banda), Steve Harris. O grupo passou por diversas formações até se consolidar, em 1990 com Bruce, Steve e os guitarristas Dave Murray, Adrian Smith e Janick Gers e o baterista Nicko McBrain. Em três décadas de existência, a Iron Maiden tem 15 álbuns de estúdio, seis álbuns ao vivo, catorze vídeos e diversos compactos. A soma desta matemática resulta em mais de 85 milhões de exemplares de seus trabalhos vendidos.
A pouca importância dada ao Metal na mídia, aumenta cada dia mais a paixão de seus fãs. A Maiden, sendo o maior símbolo atual do estilo, é a maior prova disso. Legiões de pessoas lotam qualquer evento relacionado a banda. Esta popularidade, que agrada diversos tipos de pessoas, talvez aconteça por causa da ausência de violência que geralmente assola show do gênero. Nos próximos dias a “profecia” promete se repetir. Milhares de metaleiros se encontrarão em 6 espetáculos de energia e paz.

Assista e se aqueça. Iron Maiden e o clássico Fear of the Dark

Nenhum comentário:

Postar um comentário