quinta-feira, 5 de maio de 2011

Sobre o casamento gay no Brasil



Bruno Naure

Começou ontem no Superior Tribunal de Justiça a votação de um dos temas mais polêmicos dos últimos anos. A votação sobre o direito da união homoafetiva começou ontem e foi suspensa depois do voto a favor da união lido pelo ministro Ayres Britto que afirmou que “a constituição está sendo interpretada de uma forma reducionista”
Estão em votação dois projetos pedindo o reconhecimento da união de pessoas do mesmo sexo no Brasil eles estendem  os direitos concedidos a casais heterossexuais para as uniões homoafetivas, como o direito a pensão alimentícia por exemplo.
A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se posicionou contra a união entre pessoas do mesmo sexo dizendo que ”não se trata de uma luta do bem contra o mal, mas de um principio impeditivo da constituição”.
No Brasil onde as pessoas ainda são muito conservadoras uma decisão a favor dos homossexuais pode significar uma grande mudança isso porque ainda hoje a constituição costuma pautar os valores e costumes da sociedade, mas dessa vez  acontece o contrário a sociedade vai pautar a constituição como realmente deve acontecer.
Diferentemente do que muitos acham não se trata de ser contrário ou favorável aos homossexuais cada um tem o livre arbítrio para decidir com que quer namorar ou casar seja ela do mesmo sexo ou não o que está sendo discutido são os direitos e deveres dos casais dentro de uma união estável
E esses devem ser cumpridos como diz a lei independentemente de quem seja.                             
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário