domingo, 22 de maio de 2011

Calça Jeans faz 138 anos


A calça jeans é moderna, prática e uma peça curinga nos looks
Montagem: Cá Carvalho

Cá Carvalho
No dia 20 de maio a calça jeans comemorou 138 anos de existência. A data foi escolhida porque foi neste dia em que a patente da calça foi liberada.
A história da calça jeans começou quando Levi Strauss e Jacob Davis decidiram criar uma roupa resistente para os trabalhadores das minas de ouro americanas.
No auge da corrida pelo ouro, o que os homens mais queriam era uma calça que tivesse grande durabilidade e não estragasse com facilidade. Sabendo disso, Strauss e Davis fizeram uma calça com a lona que era usada na cobertura de barracas.
Levi confeccionou três peças com o tecido, Jacob sugeriu que colocasse rebites nas costuras para que elas fossem mais reforçadas. As peças foram disponibilizadas aos mineradores.
Os trabalhadores adotaram os jeans como uniforme de trabalho e o sucesso foi tão grande que os dois patentearam a novidade no dia 20 de maio de 1873. No entanto, o jeans se tornou mais popular apenas no século XX.
Foi na década de 40 que as calças de brim índigo blue passaram a ser chamadas pelos jovens da época de jeans. Com o número cada vez maior de usuários, o jeans acabou se tornando uniforme entre os jovens.
Na década de 70 o modelo que estava no auge era conhecido como boca de sino. Já na década de 80, o auge ficou por conta do baggy.
Foi na década de 90, que a Levi´s lançou o modelo de calça jeans conhecido como 501. Este modelo além de ser o mais famoso, foi o que inspirou o estilista Calvin Klein a criar a sua marca. O jeans 501 é vendido até hoje nas lojas e ainda é considerado um modelo atual.
Se no mercado internacional, a produção da calça jeans era de marcas como Wrangler, Lee e da pioneira Levi´s, no Brasil o jeans ficou conhecido pela São Paulo Alpargatas, que trouxe as calças jeans de brim.
Por ser moderno, prático e ter uma diversidade de cores, texturas e modelos, o jeans é considerado como uma peça curinga, que combina com tudo e com todos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário