domingo, 15 de maio de 2011

Moda Eco


Bolsas feitas de lonas de caminhão são ecologicamente corretas
Foto: http://msn.bolsademulher.com/mundomelhor/

Cá Carvalho


Os produtos ecologicamente corretos vêm conquistado um espaço na moda.  A procura por esse tipo de produto é tanta que faz com que cada vez mais grifes se comprometam com o meio ambiente e produzam peças sustentáveis.
A grife Osklen, uma das mais pioneiras do país, passou a usar tecidos feitos a partir de garrafas de politereftalado de etileno, mais conhecido como PET, na coleção Hypada. A linha tem desde roupas até acessórios.
A fabricação do tecido feito de garrafa PET não gera resíduos, já que não se utiliza adição de química, água e calor. De acordo com a Associação Brasileira de Indústria do Politereftalato de Etileno (ABIPET), com 20 PET de dois litros pode-se fabricar até um quilo de tecido. E com cada garrafa de refrigerante de dois litros consegue-se fazer uma camiseta e com quatro dá para fazer uma calça comprida.
O fio de poliéster, na maioria das vezes, associa-se ao algodão e gera ao tecido estabilidade dimensional, que faz com que ele não encolha, tenha uma cor solida, seja resistente e tenha durabilidade.
A designer Mana Bernardes criou em parceria com a Rede Asta, pulseiras e braceletes criados a partir de pedaços de garrafas PET e sobras de tecidos.
Outra grife ecologicamente correta é Maria Buzina, que tem uma linha de bolsas feitas de lonas de caminhão usadas. As bolsas são todas pintadas à mão. Neta de caminhoneiro, a artista plástica Gabi Gonçalves diz que se inspirou na versatilidade do material para criar as peças.
Algumas outras marcas que também aderiram à moda dos produtos sustentáveis são: Hering, D´umo, Brookfield, Taoolee e Mizuno.
A moda está cada vez mais a favor dos produtos que não prejudique o meio ambiente. Mas, não basta aderir à causa só por estar na moda, é necessário que os seres humanos mudem as suas posturas com relação ao meio ambiente. Só assim será possível salvarmos o nosso planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário