quarta-feira, 13 de abril de 2011

Tragédia no Rio



Francine Bezerra

A tragédia que aconteceu nessa semana na escola do Rio de Janeiro, Tasso da Silveira teve  repercussão mundial.
Hoje a discussão é sobre a segurança em escolas não só do Brasil mas do mundo.

Será que uma escola com segurança máxima resolveria o problema? O atirador Wellington era ex-aluno, acima de qualquer suspeita. Fico imaginando se for pensar pelo lado de segurança, todo lugar ia ter que ter porta giratória igual a dos bancos? É triste saber que não podemos mais confiar em ninguém.

O problema é mais profundo, é a educação, a gentileza, a falta de estrutura psicológica. Se um ser humano tiver isso em sua vida será mais saudável a convivência. Wellington tinha problemas graves a serem resolvidos, não tinha uma estrutura saudável. A educação deve ir além de fórmulas matemáticas. Nem sempre tudo é culpa do governo. A pessoa que é amada tem outra visão de mundo. Quando se tem apoio é mais fácil compreender esse mundo. A mãe havia morrido. Wellington não amava mais ninguém. Isso já não é tarefa do governo ou de autoridades. Porém também não é uma justificativa para se virar um atirador em potencial mas, é uma das características: não amar o próximo.

O que mais se pode fazer nas escolas? Cuidar uns dos outros seria um bom começo. Afinal, não podemos transformar essa fase da vida escolar em prisão!  Ainda mais que em meio disso tudo podemos concluir que o isolamento não é saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário