quinta-feira, 14 de abril de 2011

Profissão de risco

Henry Adams (1838-1918)


Francine Marcondes

"Um professor afeta a eternidade; é impossível dizer até onde vai sua influência”. As palavras do historiador Henry Adams, ditas no início do século XX perdurariam até hoje. O verbo é conjugado no futuro do pretérito porque, trocadilhos a parte, não há mais futuro nesta frase do passado.
Dados da APEOESP, Associação dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, apontam que, em 2010, a violência contra mestres cresceu mais 70 %. Insultos, agressões físicas e furtos são as situações mais frequentes. Todos os anos, juizados responsáveis autuam pessoas por crimes cometidos nas áreas escolares. Centenas correspondem a ofensas à integridade física, injúrias ou ameaças
No entanto, pesquisadores da APEOESP também mostraram que os níveis de violência nas escolas em que há maior participação da comunidade são menores. Fica mais do que claro que a solução para o problema não se dá apenas pela aplicação de medidas meramente punitivas, mas sim pela adoção de um novo projeto pedagógico que valorize o diálogo com a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário