domingo, 24 de abril de 2011

Coleção causa polêmica

Coleção Pelemania da Arezzo
Foto: http://www.vidacorderosa.com
Cá Carvalho

No dia 18 deste mês a Arezzo lançou uma coleção intitulada como Pelemania. O nome deve se ao fato de que alguns produtos desta coleção foram feitos com pele de animais. No mesmo dia, as redes sociais como o twitter e o facebook  encheram de comentários negativos a coleção e a marca.
A marca apagou os comentários e tentou tirar as fotos da campanha da nova coleção das redes sociais. Mas, os usuários foram mais rápidos e até lançaram junto com o Projeto Salvação um boicote a Coleção Pelemania. Eles utilizaram as fotos da campanha e acrescentaram sangue e uma foto de animais sem pele. Em pouco tempo a imagem modificada invadiu as redes.
Imagem lançada como forma de protesto
Foto: http://www.vidacorderosa.com

A Arezzo declarou que apenas 5% da peças da coleção foram feitas com pele exótica (como é conhecido determinados tipos de pele) e que 95% é de pele falsa. Isso significa que no total 4 produtos, que são  um colete, uma bolsa, uma echarpe e o detalhe de um sapato foram fabricados com pele de coelho e de raposa. As peças foram fabricadas em pequena escala, cerca de 100 unidades ao todo. A empresa garantiu que as peles que foram utilizadas passaram pelas obrigações legais que a comercialização desse tipo de artigo exige como as autorizações de órgãos responsáveis.
Em respeito aos consumidores que se sentiram incomodados, a Arezzo recolheu todos os produtos no início desta semana e divulgou um comunicado que diz: “Não entendemos como nossa responsabilidade o debate de uma causa tão ampla e controversa”. A rede em seus 38 anos de existência nunca havia lançado produtos feitos com pele verdadeira.  Segundo um porta-voz, “a empresa conhecia os riscos, mas não esperava esse tipo de reação do público, até porque a pele está sendo usada por muitas marcas do mercado brasileiro há muito tempo.”
Quando vemos os produtos da coleção Pelemania é inevitável não se lembrar da Cruella de Vil, também conhecida como Cruela Cruel. A personagem do desenho animado 101 dálmatas, amava pele de animais e tinha o sonho de ter um casaco feito com a pele dos cachorros da raça dálmata.
Mas a realidade é diferente do desenho da Disney, onde a vilã não consegue o casaco de pele. Não só a Arezzo, mas diversas marcas ao redor do mundo estão cada vez mais utilizando pele de animais em seus produtos.  A pele já virou tendência tanto nas passarelas como nas vitrines das lojas. Só resta sabermos até quando os animais iram pagar com suas vidas para que o lado fútil da moda continue a existir.

Marcas mundialmente conhecidas desfilam variedade de pele nas passarelas
Fotos: http://msn.lilianpacce.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário